I Diálogos em População e Desenvolvimento


Nos dias 4 e 6 de abril 2018, em Brasília, aconteceu o "I Diálogos Brasileiros em População e Desenvolvimento – Marielle Franco, presente", que contou com a participação de 45 convidados e convidadas nacionais da sociedade civil, representantes do sistema ONU no Brasil e do governo brasileiro que atuam em eixos da agenda de população e desenvolvimento. O foco do Encontro é auxiliar na atuação da sociedade civil para defesa da agenda da CIPD no contexto nacional, regional e global. O I Diálogos ocorrereu no marco dos rearranjos para instalação da nova Comissão Nacional de População e Desenvolvimento/CNPD, instância instituída em 1995 e que encontrava-se até pouco tempo sem lócus na estrutura do executivo federal.

Adicionalmente, ainda em 2018 ocorrerão significativos eventos no ambiente internacional no marco da agenda 2030 e de indução dos ODS que atravessam diretamente a construção de políticas em população e desenvolvimento, como o Fórum de Países da América Latina e Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável, o Fórum de Financiamento para o Desenvolvimento, o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para Desenvolvimento Sustentável e Fórum Político de Alto Nível. Esta atividade integra os esforços de articular eixos centrais da agenda populacional à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis em curso, visando a difusão, ampla participação social e implementação qualificada da Agenda 2030 no Brasil, auxiliando na construção da posição nacional a ser apresentada na 51 Sessão da CPD e no Fórum de Alto Nível da região para os ODS.

A participação no evento foi composta por pesquisadoras e pesquisadores do campo de estudos populacionais, bem como indígenas, jovens, ativistas do movimento feminista, de mulheres, negro, LGBT, da saúde, da mídia ativista, dos direitos sexuais e reprodutivos, além de representação de pessoas migrantes e refugiadas que vivem no Brasil e do campo socioambiental. Construímos um esforço conceitual e político de visibilizar na programação a participação presencial desta atividade nacional da diversidade de matizes, territórios e grupos populacionais presentes no interior da agenda de população e desenvolvimento.

Compartilhe essa Notícia:

no Facebookno Twitterno Google+