1º dia do II Diálogos da REBRAPD

1º dia do 'II Diálogos Brasileiros em População e Desenvolvimento: Marielle Franco, presente'

Paulo Buss, ex-presidente da Fiocruz e atual coordenador do Centro de Relações Internacionais e Saúde proferindo a conferência de abertura 'População, Desenvolvimento, Direitos Humanos e Saúde - Desafios para o Brasil' no II Diálogos em População e Desenvolvimento - Marielle Franco, presente'. Foto: REBRAPD

Com um público de mais de 50 pessoas, teve início ontem, 20 de agosto de 2018, o 'II Diálogos Brasileiros em População e Desenvolvimento: Marielle Franco, presente' no Rio de Janeiro.

A abertura foi realizada por Fábio Russomano, diretor do IFF/Fiocruz e Richarlls Martins, coordenador da REBRAPD. Em seguida, Maria Eduarda Dutra/ANTRA coordenou a homenagem póstuma a vereadora que batiza o encontro, na qual foi exibida a projeção fotográfica 'Marielle Vive', de curadoria de Ricardo Belliel e Wilson da Costa. Este trabalho de 13 minutos, composto por registros fotográficos de diferentes artistas, marcou o início da atividade. Nas palavras de Claúdia Ferreira, uma das 30 fotografas que integram a obra e presente na abertura do II Diálogos, 'todas as homenagens à Marielle são necessárias porque a memória de Marielle não pode ser esquecida e precisa se manter viva'.

Em seguida, Paulo Buss, ex-presidente da Fiocruz e atual coordenador do Centro de Relações Internacionais e Saúde desta instituição, fez uma profunda revisão de 1h30 sobre a intersecção da constituição da agenda do Cairo nestes 25 anos à partir do campo da saúde na conferência de abertura 'População, Desenvolvimento, Direitos Humanos e Saúde - Desafios para o Brasil'.

Ao final, participantes, como Santinha Tavares representante da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, aportaram considerações que sinalizaram sobre a implementação da agenda, no marcos do início do processo Cairo + 25, considerando o complexo cenário político do Brasil em curso.

O II Diálogos continua hoje às 9h30 e amanhã às 9h no Auditório do NEPPDH, campus Praia Vermelha.

Santinha Tavares, representante da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, no 'II Diálogos em População e Desenvolvimento - Marielle Franco, presente' ao final. Foto: REBRAPD

Compartilhe essa Notícia:

no Facebookno Twitterno Google+