Encontro com UNFPA e MRE

Encontro da sociedade civil brasileira com UNFPA e MRE

Representantes da sociedade civil do Brasil na III CRPD e Jaime Nadal/UNFPA

Em 9 de agosto, último dia da III Conferência Regional de População e Desenvolvimento da América Latina e Caribe, a sociedade civil brasileira presente em Lima se reuniu com Marisa Nogueira, chefe da Divisão de Temas Sociais do Itamaraty e com Jaime Nadal, representante do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil.

Richarlls Martins, coordenador da REBRAPD, recordou que na II Conferência Regional de População e Desenvolvimento da América Latina e Caribe na Cidade do México em 2015, a REBRAPD organizou um almoço entre a sociedade civil presente naquele fórum e o UNFPA Brasil. Marise Nogueira, chefe da delegação nacional, apontou os procedimentos de negociação em curso, a importância da III CRPD e o cenário nacional de implementação da agenda. Jaime Nadal rememorou a Conferência de Teraã em 1968 para a centralidade dos direitos reprodutivos e como a Conferência do Cairo em 1994 avança na produção de um novo paradigma sobre o tema. Apontou a centralidade da sociedade civil para o monitoramento da agenda e sinalizou sobre a reunião da sala de situação que ocorreu em 13 de agosto em Brasília tendo como agenda uma análise do cenário social e político nacional. Para esta reunião a REBRAPD foi convidada.

Ligia Cardieri, secretária executiva da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, também presente na reunião sinalizou para a complexidade de implementar a agenda de população e desenvolvimento integralmente e o Consenso de Montevideo com a vigência da Emenda Constitucional 95, que limita investimentos em saúde, educação e políticas sociais por 20 anos.

Um indicador positivo da reunião foi a importância da construção articulada de uma agenda social, que agregue diferentes atrizes e atores, para a indução do processo do Cairo + 25 no Brasil em 2019.

Participaram da reunião: Bruna David-Católicas pelo Direito de Decidir/Brasil, Juliana Avila-International Women Health Coaliton, Ligia Cardieri-Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Lucas Rangel-Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids, Marisa Viana-RESURJ, Richarlls Martins-REBRAPD e Suzana Cavenaghi-Associação Brasileira de Estudos Populacionais/ABEP. Além de Marise Nogueira/MRE e Jaime Nadal/UNFPA.

Compartilhe essa Notícia:

no Facebookno Twitterno Google+