Participação no Fórum Social em Lima


REBRAPD participa do Fórum Social prévio a III Conferência Regional de População e Desenvolvimento da América Latina e Caribe em Lima

Com objetivo de reunir vozes da sociedade civil feminista e dos movimentos sociais a favor da implementação do Consenso de Montevideo que participarão na  III Conferência Regional de População e Desenvolvimento da América Latina e Caribe (III CRPD), ocorre hoje o o Fórum Social prévio a Conferência oficial. O Fórum tem como missão central realizar uma análise dos avanços e desafios pendentes, contrastando a informação oficial com os dados da sociedade civil e conta com participação de 250 convidadas e convidados de todos os países da América Latina e Caribe. A Rede Brasileira de População e Desenvolvimento (REBRAPD) é a única organização nacional presente na atividade, que foi aberta por Esteban Cabalero, diretor executivo do Fundo de População das Nações Unidas para América Latina e Caribe.

Como recorda Richarlls Martins, coordenador da REBRAPD, o Fórum Social prévio à Conferência Regional de População e Desenvolvimento da América Latina e Caribe foi idealizado em Montevideo em abril em 2012  durante a consulta preparatória sobre o processo 'CIPD para Além de 2014'. 'Em abril de 2012 iniciamos o processo de construção do Fórum em Montevideo, em julho de 2012 em Quito criamos a Coalização de organizações rumo ao Cairo +20, com a responsabilidade, entre outras demandas de organizar este espaço. Em agosto de 2013, realizamos o I Fórum em Montevideo, em outubro de 2015 demos seguimento ao mesmo processo no II Fórum no México e agora, em agosto de 2018, incidimos em Lima no III Fórum com objetivo de fortalecer a regionalização da agenda de população e desenvolvimento na América Latina e Caribe.', aponta Richarlls Martins.

Um dos produtos da atividade será a construção de uma declaração política conjunta que reflita os conteúdos e preocupações prioritárias das diversas redes temáticas e identitárias e que unifique uma mensagem política desde a sociedade civil da região latinoamericana e caribenha.


Compartilhe essa Notícia:

no Facebookno Twitterno Google+