Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável 2018


A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) sediará de 18 a 20 de abril a segunda reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável, em que representantes de governos, instituições internacionais, setor privado, academia e da sociedade civil estarão reunidos para revisar os avanços e desafios da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na região.
O Encontro, organizado pela CEPAL e pelo governo do México, será realizado na sede do organismo regional da ONU em Santiago, Chile.
O Fórum foi criado mediante a aprovação da ”Resolução do México” no Trigésimo sexto Período de Sessões da CEPAL, realizado em maio de 2016 na Cidade do México.
Esse Fórum foi concebido como mecanismo regional para a implementação e seguimento da Agenda 2030, adotada em 2015 por 193 países representados na Assembleia Geral da ONU, que estabelece 17 objetivos e 169 metas em diversas áreas do desenvolvimento sustentável até 2030.
Esse Fórum regional está aberto à participação de todos os governos da América Latina e do Caribe, de representantes de parlamentos nacionais, outros organismos do Sistema das Nações Unidas, organizações de integração regional e sub-regional, instituições financeiras internacionais e bancos de desenvolvimento, setor privado, academia e a sociedade civil.
Essa reunião procura proporcionar oportunidades úteis de aprendizagem entre pares por meio de exames voluntários, intercâmbio de boas práticas e discussão de metas comuns. Suas conclusões são enviadas diretamente ao Fórum Político de Alto Nível (FPAN) sobre o Desenvolvimento Sustentável da ONU, mecanismo global de seguimento da Agenda 2030, que se reúne a cada mês de julho em Nova York.
Durante a reunião do Fórum em Santiago, a CEPAL apresentará o Segundo Relatório Anual sobre o Progresso e os Desafios Regionais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Ocorrerá, também, um Diálogo Inter-regional entre a América Latina o Caribe e a Europa sobre a Implementação da Agenda 2030.
Além disso, os países abordarão os desafios para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Caribe.
No ámbito da reunião, haverá mesas de trabalho para a aprendizagem entre pares sobre os desafios e enfoques de participação na implementação da Agenda 2030, assim como as plataformas para o seguimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Alem disso, os países dialogarão sobre a dimensão regional da Agenda 2030 e as contribuições do Sistema das Nações Unidas e de vários atores para sua implementação.
O Fórum incluirá sessões sobre a transformação para sociedades sustentáveis e resilientes e os desafios ambientais da implementação da Agenda 2030. Será realizada, também, uma sessão especial sobre inteligência artificial e a transformação tecnológica acelerada.
Na terça-feira, 17 de abril, antes do início da reunião, será realizado um Encontro da Sociedade Civil da América Latina e do Caribe.
Durante a semana serão realizados 38 eventos paralelos que abordarão temáticas como a igualdade de gênero no desenvolvimento sustentável; o papel do setor empresarial na geração de padrões de consumo e produção sustentáveis; o Princípio 10 como ferramenta para enfrentar os desafios da implementação da Agenda 2030 na região, e o estado de avanço do pacto mundial para uma migração segura, ordenada e regular, entre outras.
Na primeira reunião do Fórum que ocorreu entre 26 e 28 de abril de 2017 na Cidade do México, os países da região reafirmaram seu compromisso coletivo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, reconhecendo a responsabilidade primordial dos governos em seu cumprimento, assim como a necessidade de fomentar a participação de todos os atores relevantes no processo.

O programa completo da segunda reunião do Fórum, assim como informações gerais da reunião, está disponível no site especial do Encontro.

Compartilhe essa Notícia:

no Facebookno Twitterno Google+