#cairo+25brasil - ICPD+25: promoting Agenda 2030 and the challenges of Brazil




A REBRAPD coordenou evento paralelo no marco do Fórum Político de Alto Nível para Desenvolvimento Sustentável 2019 em Nova York. Como parte das ações da Plataforma Cairo+25 Brasil, a REBRAPD organizou no último dia 15 de julho  em parceria com a Visão Mundial Internacional a atividade "ICPD+25promoting Agenda 2030 and the challenges of Brazil".

Voltada para ativistas sociais do Brasil radicadas em Nova Tork e que atuam no monitoramento das agendas de direitos humanos nas Nações Unidas, o evento contou a abertura de Richarlls Martins, coordenador da REBRAPD e Arelys Berlorini, representante da Visão Mundial na ONU.

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nisia Trindade, que é a única brasileira membro do Comitê central da Cúpula de Nairóbi-CIPD 25, foi keynote speaker da atividade e pautou sua intervenção na articulação entre saúde, desenvolvimento sustentável, igualdade de gênero e saúde sexual e reprodutiva. A pesquisadora sinalizou para os desafios na agenda e possibilidades de avançar no tema com os 25 anos da CIPD à partir também do fortalecimento do diálogo do UNFPA Brasil e a Fiocruz.

Jaime Nadal, representante do UNFPA no Brasil, sinalizou para a importância da sociedade civil neste processo e o caráter estratégico que a Cúpula de Nairobi pode desempenhar nos países ao articular compromissos para a implementação da CIPD, no diálogo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.

Myriam Marques, ativista brasileira do movimento de mulheres e feminista, radicada em Nova York há mais de 20 anos e que atuou na construção no Brasil da preparação para a CIPD em 1994 e participou da IV Conferência Mundial sobre a Mulher em Beijing em 1995, sinalizou para o caráter conservador presente hoje nas sociedades brasileiras e norte-americanas, que afeta diretamente a implementação das diretrizes da CIPD. Marques apontou que "é central ampliar os canais de diálogo e participação com os atores que defendem a integralidade da agenda do Cairo como forma de enfrentar tentativas não constitucionais de regressão nos direitos das mulheres, da população LGBT, de negros e indígenas."

Marcus Vinicius Ribeiro, da Brazil Foundation e diretor para Américas da PRISA, sinalizou o quadro de retração dos direitos humanos da população LGBT no Brasil e a necessidade de ampliar os canais de denúncia e ações de comunicação mais inclusivas.

O evento contou com representações do movimento Defend of Democracy in Brazil, além de membros de organizações da sociedade civil brasileira presentes no Fórum Político de Alto Nível. Como principal encaminhamento definiu-se construir uma agenda sistemática de reuniões paralelas entre organizações de representantes do Brasil radicados em Nova York e da sociedade civil brasileira no marco das Comissões de População e Desenvolvimento da ONU e do Fórum Político de Alto Nível para ampliar as ações coordenadas junto aos temas de gênero, saúde sexual e reprodutiva e direitos humanos.

Ao final, Carmen Barroso, histórica ativista do movimento feminista brasileiro, vencedora do Prêmio População da ONU 2016 e co-presidente do Grupo Técnico Gênero e Direitos, foi homenageada e convidada para preferir a conferência de abertura do seminário nacional da Plataforma Cairo+25 Brasil, a ser realizado em novembro no Rio de Janeiro.

O Fórum Político de Alto Nível para Desenvolvimento Sustentável 2019 teve como tema 'Capacitar as pessoas e  garantir inclusão e igualdade". O evento acontece anualmente em julho na sede da ONU em Nova York e monitora os avanços da implementação dos ODS. A REBRAPD participou presencialmente das delegações oficiais do Brasil em todos os fóruns globais de construção da Agenda 2030 em 2015, como a Conferência de Financiamento para o Desenvolvimento em Addis Abbeba, da Cúpula para Desenvolvimento Sustentável em Nova York e a COP 21 em Paris. Além de ter participado presencialmente dos Fóruns Político de Alto Nível para Desenvolvimento Sustentável em 2016, 2018 e 2019.

Compartilhe essa Notícia:

no Facebookno Twitterno Google+